domingo, 26 de outubro de 2008

i finally got to see todd haynes' film, et qu'est ce que j'en ai pensé, hein? i hated the damn stuff, i thought it was the worst film ever made, en tout cas le pire film jamais fait sur dylan: comme si au lieu de ne pas être là, de n'y être jamais, d'être déjà/toujours ailleurs, todd haynes avait toujours voulu y être, juste en face de vos yeux, des miens, des yeux du monde, des yeux du cinéma. comme s'il avait voulu faire un fellini film, un bergman film, un lynch film, un woody allen film, un pennebaker film, un altman film, tout sauf un dylan film, tout sauf un dylan/film.
seul dylan a su se raconter, se filmer, dans les deux films qu'il a signés ... et il aurait fallu davantage s'inspirer des schizo-méthodes erratiques de dylan lui-même, y être sans y être, se représenter en décalage avec lui-même comme les grands cinéastes underground savent le faire, comme dwoskin, comme robert frank, comme dylan ....

9 comentários:

Anônimo disse...

Sorry, Bruno, I don't quite get the meaning of this long series of quotes (mainly from Skorecki, I don't know by whom the others, though they read familiar to me...or is it perhaps because I agree with most around 80-90%?). And now that Skorecki, at long last, mentions it, I've been struck by the very strange omission, after long pages about Scorsese's and Haynes' films about Dylan, of Dylan's own long, chaotic, very personal real portrait movie, "Renaldo and Clara", which by the way does not seem legally on DVD. Let's start by that, which makes all the other films about Dylan more or less intriguing, hardly satisfying, surpluses. Or is it to hide the fact that some of Haynes' ideas could be charged with plagiarism?
Miguel Marías

bruno andrade disse...

À época que Skorecki ainda escrevia para o Libération, coisa de ano, ano e meio atrás, eu costumava fazer copy+paste de seus textos aqui no blog, basicamente apenas por achá-los tão estimulantes. Queria voltar a postar alguma coisa dele por aqui, e quando encontrei essa série de respostas a perguntas feitas em seu blog por leitores, me pareceu a ocasião ideal. Há dias ideais para Skorecki, dias para Daney, dias para Lourcelles, dias para Biette; ontem foi um perfeito e clássico dia para Skorecki.

O primeiro post, com o comentário sobre The Shadow Box, não é do Skorecki; todos os outros em francês são. Esse comentário foi encontrado, de todos os lugares, justamente no IMDb. Achei interessante postar por aqui pela comparação ao Naruse, e por afirmar que se trata do melhor filme dos anos 80 (opinião dividida por, entre outros, Skorecki).

P.S.: Skorecki adora Reinaldo and Clara, acho que ele até escreveu sobre o filme no Libération. seul dylan a su se raconter, se filmer, dans les deux films qu'il a signés

bruno andrade disse...

Ah sim: não conheço o filme do Dylan nem o do Newman.

bruno andrade disse...

Também não conheço Midareru, coming to think of it.

Anônimo disse...

Entonces lo que me intriga es cuál es el otro film hecho por Dylan. Yo acabo de escribir sibre Newman, en Moving Image Source, y tengo The Shadow Box por el mejor film americano de los 80 (y desde entonces también). Relacionarlo con Naruse no está nada mal (yo lo relacionaba, en cierto sentido, con Tourneur, que probablemente Newman desconocía).
Miguel

bruno andrade disse...

Se não me engano Tavernier e Coursodon falam de Tourneur a respeito de The Glass Menagerie no 50 ans de cinéma américain.

bruno andrade disse...

Esse texto sobre The Shadow Box será publicado na web?

bruno andrade disse...

Digo, sobre Newman.

Anônimo disse...

Está en la web hace días
Miguel

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