quinta-feira, 8 de julho de 2010

« No começo, pensei que era possível a um diretor, imbuído de uma sinceridade juvenil, transmitir isso diretamente. Minhas buscas eram antes de tudo de ordem plástica. O cenário, as oposições dos valores, a harmonia dos movimentos dos atores, achava que isso permitiria a criação de um pequeno universo suficientemente interessante. Logo percebi que dessa maneira só poderia produzir obras bastante frias. As grandes artes, como a filosofia, pintura, música, arquitetura ou poesia, permitem ao autor uma comunicação direta com o público. O autor de filmes dramáticos, como o romancista, deve utilizar a intermediação dos personagens. Só se concedendo a esses personagens uma personalidade autêntica é que se pode fazer com que esses filmes se tornem uma forma de expressão de nossa pobre humanidade; só assim o autor pode tentar, através da descrição sincera dessas almas, deixar transparecer um pouco de seu próprio sentimento. »

Jean Renoir, Como Animo Meus Personagens, Pour Vous, n° 242, 6.7.1933. Republicado em Escritos Sobre Cinema, Pierre Belfond, 1974

4 comentários:

Marcelo disse...

Belíssima citação! Copiei no meu blog.
Fiquei curioso pra conhecer o resto do texto. Esse "Escritos sobre cinema" teve edição brasileira?

Hugo disse...

Bruno qual o melhor Antígona na sua opinião?

bruno andrade disse...

A que o Cottafavi fez para a TV italiana em 58.

bruno andrade disse...

Teve sim, Marcelo. Recomendo procurar em leilões na internet e comprar, ou procurar em bibliotecas e roubar. É facilmente um dos livros mais importantes sobre cinema.

Arquivo do blog